Sorria, que eu estou te filmando...O meu coração tá gravando o seu nome aqui dentro de mim

sábado, 1 de junho de 2013

Sem ar

Estava aqui em casa ouvindo a canção do Dj Blac "Sem ar" e me recordando de um dos videozinhos que assisti,sobre um famoso meio que desgostoso pelos estragos que a fama lhe traz ou trouxe. Pode parecer meio caótico,ver um estrela reclamando do brilho, mas não dá pra ter uma vida independente depois que os outros astros meio que sem luz própria começaram a te enxergar como foco para vida.
Eu posso parecer anonimo mas nasci numa cidade pequena, onde quem é bem nascido nasce meio que pra ser estrela de todo mundo, não digo exemplo, porque a tendencia é as pessoas se perderem no meio do caminho por não conseguirem sustentar o estrelismo, e então o herói começa a se perder e a heroína a engravidar precocemente.E nós os que conseguimos sustentar por mais tempo o brilhantismo nos perguntamos até onde conseguiremos chegar sem levar mais um arranhão?
O que eu tô tentando dizer é que é bem angustiante você se deparar com olhares por onde quer que vá, interrogando seu jeito de ser, de se portar, de como manuseia os talheres, quando as pessoas falam isso porque gostariam de estar em seu lugar.E não é fácil viver assim... e considerar por outro lado, que não viveríamos bem sem a fama se é isso que todo mundo almeja (...querendo por um momento não ter que chorar só para aparecer mas derramar algumas lágrimas sentidas sem que isso também soasse como uma doença)Queria que os heróis também pudessem ser vulneráveis de vez em quando.
Eu também tenho vontade de xingar de vez em quando, tenho vontade de ser menos perfeitinho, engomado, tenho anseios de viajar como um aventureiro sem rumo certo, só com uma carta de alforria porque isso faz bem aos meus pulmões, o ar livre.... ser menos todo mundo. Acho que me derreti por aquele artista quando percebi que a vida que eu levo é parecida com a dele e morri, quando ele disse que era impossível uma vez chegar ao estrelato e suportar o anonimato.É fato que nenhuma estrela viveria bem fora do céu.
Então em um olhar e outro sinto o que muitos amigos meus não sentem, não conseguem porque vivem a sombra dos seus próprios interesses que não enxergam que chegar ao topo não é mais significante que a vontade de chegar até ele...eles não percebem que o artista que quase chora na tela esta implorando por um pouco de simplicidade como essa que nos faz derrapar no sofá, comer pipoca deixando algumas cair ao chão e assistir um programa sem conteúdo na frente de todo mundo porque ninguém esta olhando mesmo, só a gente!! Mas cá entre nós, nós que vivemos esta tal fama nunca sentimos o que é isso a não ser naquela fase em que o sonho de ser conhecido ainda era sonho de criança.Quando ainda não sentíamos o peso da fama.Uma vez fui a um curso de teatro e virei para a turma e disse:-sabe porque a critica cai matando em cima de tal artista é porque eles perderam isso que estamos fazendo aqui, o improviso.Eles estão tão preocupados em agradar que acabam fazendo o seu trabalho artificialmente...afinal o fama é meio que um artificio não é e nunca foi o objeto.Então vendem coitados menos do seu trabalho e são massacrados pela falta de criatividade.
Então eu ainda respiro... cá entre os amigos que não perceberam que eu sou tão abismado com minha popularidade quanto esses "amigos" da telinha, procurando amigos de verdade que não estejam comigo só para serem mais populares, ou para ganharem desconto na entrada do Playcenter, ou pra não torrar a minha grana.Amo quando eles tentam fazer algo sem mim, aquele momento que eles estão tão preocupados com as respostas que eu não me torno o centro das atenções mesmo que a resposta esteja na ponta da minha língua. Pode parecer irônico mas as vezes eu não me dou o direito de dar as respostas mesmo pra ganhar alguns falsos abraços porque eu ralei muito pra quebrar a cara.Eu não sei se vocês entendem onde eu quero chegar mas a um verdadeiro amigo pouco importa quanto você realmente sabe do mundo, ele esta ali pra viver o momento com você, não espera que você faça tudo sozinho.Não espera que você fale algo bacana, não espera que você elogie um ato que ele vai fazer ainda que seja simplório, ou segurar velas quando isso não é artístico.Porque será que todo mundo quer ser amigo de alguém famoso da forma errada, só pra ganhar com isso?Porque não nos tratam como aqueles "velhos" amigos de sempre, quando isso acontece nos sentimos tão bem.
Então o face não é um lugar seguro, o orkut e o twitter também não, tudo que soa multidão esta fora de cogitação pelo menos pra você que tenta preservar sua imagem porque a um sem fama tanto faz se vai com a primeira roupa que encontra no armário. Se chegamos a um lugar a primeira coisa que as pessoas humilhantes fazem é procurar defeitos.Af!!!!
Então me contento em ser menos eu pra não sofrer com as criticas de todo mundo e tentar ser mais todo mundo de vez em quando só para não me matarem com aquele pessimismo quando eu não apareço:é você nem vem mais, enricou? Mas todo mundo já não se sente rico de alguma coisa? Quando foi que a presença de alguém realmente importou sem que isso gerasse alguns privilégios a pessoa que o convidou, se tivéssemos amigos mais chegados perceberiam que as vezes nos afastamos é porque não queremos sempre chegar antes que a festa comece, aquele lance de ter que pensar no que vai fazer antes mesmo de chegar a festa porque todo mundo esta meditando, roendo as unhas pra saber como é que você vai aparecer...Isso é tão banal. A civilização não se preocupa mais com os bons modos, com o traje a rigor, com a conduta e as boas maneiras e azara quem nasce de berço.É por isso que muitas estrelas na minha humilde cidade morrem asfixiadas na metade da vida.Não nasceram para serem famosas,nasceram de famílias nobres, mas hoje em dia nem os nobres sabem ser importantes....hoje o sistema esta pra qualquer um que tem um pouco de conteúdo e não para seu tempo para meditar no que o outro pensa de si até que isso lhe tire o privilégio de chegar até a esquina.E não é fácil viver assim....

2 comentários:

  1. Digamos que a fama nos ensina a trilhar um caminho que é "certo" pra todos mas que nos impede de ser "natural".Então, o que era certo eu sempre aprendi a questionar

    ResponderExcluir
  2. Digamos que morar em cidade pequena faz você ser conhecido de alguma forma

    ResponderExcluir